sábado, 11 de dezembro de 2010

Festa Judaica - Bar-Mitzvá

Ao completar 13 anos, um jovem atinge a maior idade religiosa judaica.
Para marcar esta passagem, é celebrado o Bar-Mitzvá, uma cerimônia que ressalta a importância de cada um dos judeus na corrente ancestral do judaísmo.




O judaísmo considera o jovem de 13 anos maduro o suficiente para ser responsável por seus atos. Na Torá, Livro do Gênese, há um verso que indica que é a partir desta idade que um menino se torna homem. Referindo-se a dois filhos do patriarca Jacob, Shimon e Levi, narra o texto da Torá: "Cada um dos homens pegou sua espada...". Na época em que ocorreu esse episódio, Levi tinha 13 anos de idade. Ele foi a pessoa mais jovem a quem a Torá se referiu como "homem", revelando assim que aos treze anos é a idade em que um judeu assume a maioridade religiosa. De acordo com o Talmud, um menino torna-se adulto com 13 anos e 1 dia, independentemente do fato de ter ou não atingido a puberdade. Como as meninas amadurecem mais cedo, o Bat-Mitzvá, celebração de sua maioridade religiosa, é comemorado aos 12 anos.
O Código de Lei Judaica ensina que, a partir dessa data, os jovens passam a ser totalmente responsáveis pelo cumprimento dos Mandamentos Divinos, as mitzvot, não mais os cumprindo apenas porque assim seus pais lhe ensinaram. Seu pai, portanto, deixa de ser responsável pelos seus atos, como está prescrito no Shulchan Aruch HaRav.
Em hebraico, Bar-Mitzvá e Bat-Mitzvá, significam literalmente "filho ou filha do mandamento". A própria palavra revela a importância espiritual da data, quando a ligação de um jovem com o judaísmo se torna imutável. O judeu, em sua essência, é filho da mitzvá, ou seja, da Palavra e Vontade Divina transmitidas a nosso povo por Deus. Foi naquele momento, ao pé do Monte Sinai, que a ligação espiritual entre o Deus e o povo de Israel se tornou eterna. Façamos aqui um paralelo com a relação entre filho e pai. O filho pode até se afastar de seu pai, mas ele sempre continuará a ser seu filho. Da mesma forma, um judeu, ao longo de sua vida, ainda que se afaste de suas raízes, o vínculo de sua alma com Deus e com o judaísmo é eterno.

3 comentários:

  1. Oie! Mara, pela primeira vez entrei no seu blog,para dizer que assistir o super pop cada vez mais sou sua fã!achei seu blog lindo! se vc quizer ser minha seguidora, o meu é fatinha caldasblogspot.com beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara! Seu blog é lindo! Gostaria de saber se é vc mesma que escreve? Parabéns por ter glorificado o nome do Senhor com suas respostas no Super Pop! Bjs

    ResponderExcluir
  3. PAZ DO SENHOR!MARA..vc é linda como pessoa e como alma de JESUS.adorei seu bolg,vi sua entrevista no super pop e vc é uma iluminada de DEUS..q o SENHOR continue te iluminado muito..vou orar sempre por vc meu msn é regi_anedesouza@hotmail.com.se puder me add pra podermos converssar sobre o poder de DEUS nas nossas vidas...fica com DEUS PAZ!!

    ResponderExcluir