segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gigantes

Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1Jo 5.4b)



Leitura Bíblica
Deuteronômio 9.1-6


Há alguns anos visitávamos uma igreja no Canadá. Após o culto, um senhor distinto apertou minha mão e agradeceu a nossa presença. Tive de olhar para cima para ver o seu rosto e perguntei-lhe sua altura. Respondeu "sete pés", o que equivale a dois metros e treze centímetros. Tive razão em sentir-me baixa!
Era um caso excepcional, talvez como o antigo povo pagão dos enaquins. Quando os espias de Israel visitaram certa região de Canaã, encontraram um povo cuja altura amedrontou. Sentiram-se como gafanhotos diante deles e a maioria aconselhou que não avançassem contra aqueles gigantes. Nossa leitura relata que, quarenta anos depois, Moisés preparava a nova geração de Israel para enfrentar aquele mesmo povo, sobre o qual syrgira um ditado: " Quem é capaz de resistir ao enaquins?" Pouco antes da conquista daquela região, então, Moisés desafiou os israelitas a avançarem com coragem e fé, pois o Senhor Deus iria à sua frente "amolecer" os inimigos.
Com fé no Deus todo-poderoso, ninguém teria razão de temer, apesar do pressentimento de ferrenha oposição.
Este desafio continua hoje: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.31b) Ele está conosco na luta contra nosso principal inimigo: a nossa velha natureza, ou seja, o pecado que atua em nossos membros (Rm 7.23). Você encara algum "gigante" em sua vida, como "a cobiça da carne, cobiça dos olhos e a ostentação dos bens" (1Jo 2.16)? Por exemplo, é comum os homens tenderem a querer impor sua posição, pois orgulham-se em poder controlar as pessoas. Deveriam, porém, lembrar-se de que isso os torna inimigos da paz no lar e que precisam lutar com fé, contra as suas faltas.
Nossos "enaquins" particulares se opõem a Cristo em nós. Como vencê-los? Exercendo a fé, como enfatiza nosso versículo-chave, ou seja, obedecer à palavra de Cristo, nosso Senhor.

Peça ajuda a Deus para derrotar seus "gigantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário