sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Perdão

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. (Cl 3.13)

Existe um ditado que diz: Errar é humano, perdoar é divino"
Geralmente quem usa este ditado tenta justificar seus próprios erros ou o fato de não querer perdoar - "já que não sou Deus, está tudo bem se eu não perdoar" Quem conhece a bíblia, sabe que não é bem assim.
O que é o perdão? Gosto muito de um conceito que o professor David W.Smith usava em suas aulas de ética pessoal: "O perdão é uma decisão de não levantar mais ofensa perante três pessoas: Deus, os outros (inclusive o ofensor), e eu mesmo".
Perdoar é difícil porque gostamos de relembrar a ofensa. Perdoar é difícil porque gostamos de comentá-la com outras pessoas. Perdoar é difícil porque gostamos de "jogar na cara" do ofensor o que ele nos fez. Perdoar é difícil porque gostamos de nos fazer de vítimas e nos queixar com Deus. De fato perdoar é difícil , mas não impossível. Mas perdoar também é necessário, pois é a única maneira de salvar um relacionamento. Perdoar é preciso por ser a única maneira de sarar a ferida e não ficar preso nas garras da autopiedade e da amargura. Perdoar é preciso para não contaminar outras pessoas em nossos contatos interpessoais. Perdoar é preciso porque Deus nos manda perdoar sempre - e mesmo quando obedecemos a Deus e perdoamos temos de reconhecer que: "somos servos inúteis, apenas cumprimos o nosso dever".
Não é tanto uma questão de fé, mas de obediência, de decisão. Se quisermos realmente seguir a Cristo, perdoar não uma opção ou um "favor" que fazemos ao outros. É um dever.
Nosso Senhor também perdoa nossos pecados, e nos capacita a cumprir suas ordens. desta forma, perdoar não é sobre-humano, mas algo que podemos cumprir com a graça do nosso Senhor!

Perdoar é difícil, mas necessário!

2 comentários:

  1. Olá Mara! Paz do Senhor! Estou passando pra te desejar um excelente fim de semana! ^^ Tbm estou aguardando sua visita e um recadinho seu no meu blog http://dias-coloridos.blogspot.com/
    Sou sua fan, amo seu trabalho (gospel)!!
    Bjinhus dessa amiga e irmã em Cristo q te ama mto!

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Perdoar é um dever que nos favorece também. E o que acho mais incrível é que muitas vezes o perdão significa a cura do ofensor em nossas mãos. Perdoar é deixar alguém em melhores condições de acertar da próxima.
    Angela @biblw

    ResponderExcluir