segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Poda ou Corte

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
(Jo 15.2)

Leitura Bíblica
João 15.1-17

A poda é uma técnica agricóla usada há milhares de anos e em todo mundo. Seu objetivo é estimular a brotação de novos ramos e aumentar a produção da planta. Ela tem época certa para ocorrer e técnicas diferenciadas dependendo do tipo de planta cultivada (pêssego, uva, figo...).
Além disso, exige conhecimento e habilidade do podador.
Lendo o texto de hoje, vemos que Jesus se compara com uma videira, cujo agricultor é o Pai. O ramo que não produz frutos, só consome seiva, é cortado, jogado fora, seca e é queimado.
O ramo produtivo é podado, para que a seiva possa circular mais e assim produzir mais. Qual é o fruto que se espera de uma videira? Uva, é lógico. Não podemos esperar que produza maçã ou figo. Pensando nisso, qual é o fruto que Deus espera de seus filhos?
A resposta está no v 12: " O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei". O fruto que os discípulos de Cristo devem produzir é o amor. Para isso, é necessário permanecer na videira, ou seja em Jesus e no seu amor, obedecendo aos seus mandamentos. (v10)
Existem muitos cristãos que têm amplo conhecimento da Bíblia e participam de todas as atividades de suas igrejas (o que é muito bom), mas não demonstram amor a Deus e ao próximo. Já quem age como indicia o texto de hoje demonstra amor, preocupando-se com os outros, ajudando-os em suas necessidades materiais ou espirituais, perdoando, encorajando e praticando as atitudes descritas por Paulo em 1Corintios 13.4-7 (não deixe de ler)
Com que propósito Deus poda o ramo que já está dando fruto? Para que produza mais! De quem já está demonstrando amor, Deus tira a parte do galho improdutivo, que só consome seiva- como o egoísmo ou a motivação errada - para que o amor se aperfeiçoe e o Senhor seja glorificado.

Seja um ramo produtivo permaneça em Cristo e demonstre amor.


Um comentário:

  1. Oi Mara,como vai?
    Realmente se estamos em Cristo Jesus,temos que produzir ótimos frutos.
    A fé e o amor são elementos primordiais em nossa vida.Temos que lutar e se consagrar ainda mais para enfrentar dias maus.
    Fique com o nosso REI JESUS!Um abraço forte! Jô

    ResponderExcluir