segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Santificação



Leitura Bíblica: Josué 3.1-7
Existem muitas explicações para o que seja santificação (ou consagração), mas nem todas convencem ou satisfazem. Talvez a melhor seja a seguinte: santificação é separar-se para um determinado fim ou, mais exatamente, ser separado por Deus e para Deus. Na prática, isto significa alguém com o qual Deus pode contar.
A leitura de hoje relata o preparo do povo de Deus para a travessia do rio Jordão. Quando se aproximaram dele, perceberam que não existia nem ponte, nem barco...nada para passar. O que fazer? Eles já tinham uma experiência semelhante, quando Deus abriu o Mar Vermelho para poderem passar (Ex 14.10-22). Josué, o líder do povo, parece perceber a intenção de Deus em intervir novamente e pede: "Santifiquem-se, pois a amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês" . Numa ocasião anterior, quando o povo recebeu a lei de Deus, houve a mesma instrução de santificação (Ex 19.10-11).
Logo após veio a manifestação do poder de Deus. Disso podemos concluir que só faz sentido esperar que Deus se manifeste a nós se nos santificarmos. Os grandes atos de Deus acontecem para quem está santificado, separado para dedicar-se somente a ele, pronto a receber suas instruções e então também suas dádivas, que costumamos chamar de bênçãos. Quero mencionar dois passos fundamentais para alcançar a santificação: 1) Reconhecer o pecado, ou seja, aquilo em minha vida que contraria o que Deus quer de mim e para mim. Exemplo: a oração de Davi no Salmo 51 - uma confissão seguida de uma nova dedicação a Deus. 2) Abster-se do pecado (p.ex.1Ts 4.3). Apenas reconhecer a existência de pecado em minha vida ainda não é suficiente para a santificação.
Preciso parar de pecar, consagrando-me inteiramente a Deus.
Talvez você já se perguta há tempo: por que Deus não se manifesta na minha vida? Provavelmente falta de santificação.

Santificação é a porta para as maravilhas de Deus na nossa vida!



Um comentário:

  1. OI MARA QUERIDA.
    É FÁCIL SANTIFICAR-SE? NÃO,MIL VEZES NÃO!POIS O MUNDO OFERECE MUITAS COISAS QUE AGRADAM A ALMA.
    PORÉM,PARA VER AS MARAVILHAS DE DEUS,TEMOS QUE SER SEPARADOS DO PECADO, TEMOS QUE RECONHECER QUE SEM JESUS NÃO SOMOS NADA.
    ESTA MENSAGEM É MUITO ESPECIAL E VERDADEIRA.TEMOS QUE NOS SANTIFICAR,PORQUE JESUS ESTÁ ÀS PORTAS.
    UM GRANDE ABRAÇO.JÔ

    ResponderExcluir