quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amor ao Próximo

Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor. (Lv 19:18).Nota-se uma grande confusão entre nosso povo a respeito do tema: AMOR. Muito se fala, se escreve e se canta sobre o assunto, mas pouco se pratica. O problema está em diferenciar o que é amor sentimento, conhecido como paixão, do que é amor ação, aquele destacado na Bíblia, e que deve ser praticado independentemente do que sentimos. Por exemplo, cada vez mais observo casais pedindo aconselhamento achando que seus casamentos não têm mais como continuar porque, segundo eles, o amor acabou. Eles ficam surpresos quando inicio o aconselhamento com uma pergunta e uma afirmação, dizendo: "O amor acabou? Então é hora de amar!" Na sequência explicam a diferença entre amor paixão e amor e ação. Mostro que paixão é sentimento e, como tal, diminui com o tempo e, se não o alimentarmos, até pode acabar. Mas que o amor ação, o amor que Cristo pregou, é agir de forma boa para com todos, sem levar em conta os possíveis sentimentos negativos que tenhamos contra o outro. Talvez seja bom destacar que o versículo de hoje está em uma lista de leis. Ou seja, é uma ordem de Deus. Ao mesmo tempo em que proíbe a vingança, manda que amemos o nosso próximo. Também é bom relembrar que ele foi citado por Jesus como o segundo maior do mandamentos, em companhia do principal que é o amor incondicional a Deus (Mt 23:34-40) Ainda é bom destacar que, no texto que lemos hoje, Jesus nos deu ordem para amarmos até mesmos os nossos inimigos, ação que vai contra os sentimentos normais. Assim, quando falamos de amar ao próximo como a nós mesmos, falamos em fazer o bem a quem nos cerca, seja quem for, e quais forem nossos sentimentos em relação a eles. Falamos em fazer a eles aquilo que desejamos que eles nos façam. Falamos de uma ordem do Senhor que deve ser cumprida.

Faça ao outro o que você gostaria que lhe fizessem.

7 comentários:

  1. Amém, só o amor é capaz de transformar as nações e acabar com as intolerâncias, e fazer uma igreja forte e preparada para a volta de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Quero ter mais palavras de amor pra te adorar mais expressões de amor pra te exautar e cada dia um novo louvor pra te ofertar tu és o meu senhor ache em mim verdadeiro adorador.
    Mara vc é tão maravilha nos acolhe com tanto amor faz nos sentir bem pertinho de vc e de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Mara, linda mensagem, te admiro muito, vc é uma benção, mantenha-se firme em Jesus. Deus abençoe muito você, bjs

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue te usando como vaso de honra! Essas mensagens se tornaram meu pão espiritual diário!
    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Deus é a unica e real fonte de amor no mundo, as pessoas se julgam, se matam por nada ou por tão pouco que tudo se torna torpe!
    Mara você é uma privilegiada, é usada como instrumento vivo de Deus pra mostrar através da sua vida e da sua voz este amor tão imenso que só se pode sentir quem vive na presença de Deus, e vc vive!
    Seu louvor é feito pra Deus e vem de Deus, quando você canta a sinfonia do acompanhamento vem do céu!
    Estrela, Deus te ama tanto que tirou uma estrela da tv, e colocou uma estrela no céu, porque te dá uma visão maior daquilo que você pode alcançar!
    Mara a Maravilha de Deus, a continuação viva do poder de Deus de transformação, de conversão!
    Sei que o mundo pode impor obstáculos, barreiras, e até mesmo te colocar de frente ao abismo!
    Mais o teu Deus te acolhe sobre as asas, e se vc cair ou mesmo tropeçar é a mão Dele que te alcança, ou seja é a certeza da sua vitória!
    Mara, ungida
    Mara, verdade
    Mara mulher
    Mara estrela
    Mara Maravilha de Deus!
    Te amo!
    Juliano

    ResponderExcluir
  6. Amém...Muito se fala e pouco se sente!
    Deus abençoe sempre sua vida cada dia mais!!!

    ResponderExcluir