terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Crescendo

Leitura Bíblica
(1Samuel 18.5-16)

Cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
(2Pedro 3.18a)

Um adolescente parou de crescer.
Apesar da idade, ainda parecia uma criança e seus pais se preocupavam muito. Levaram o filho a uma clínica, onde o médico receitou um tratamento para que o corpo voltasse a se desenvolver. Que alegria foi quando, depois de meses, todos viram que o rapazinho realmente crescia! Da mesma forma, grande satisfação tem o Senhor Jesus quando o cristão mostra crescimento espiritual.
No texto de hoje, lemos sobre mais uma etapa no desenvolvimento do jovem Davi. Revelando bom senso, sabedoria e muita coragem, foi aclamado pelo povo e pelas autoridades. Mas o rei Saul ficou aborrecido. Temendo perder o reino para Davi, invejou-o a ponto de tentar matar o jovem heroí.
Depois disso, Davi entrou em seu "vale de lágrimas". Em vez de liderar as tropas israelitas nas guerras, tinha de fugir da ira do rei. Refugia-se onde encontrasse abrigo, até em cavernas e com pessoas desconhecidas. Porém, o soberano Deus permitiu que tudo cooperasse para o seu crescimento espiritual, como lemos nos relatos que seguem e nos salmos.
Depois de vários anos bem difíceis, Saul morreu e Davi recebeu o reino, sendo homem maduro e experimentado para governar.
Continuou a vencer os inimigos, confiando em Deus para dar as vitórias a seu povo. Crescia na graça de reconhecer a ajuda de Deus e a conhecê-lo melhor por meio das experiências que tinha com o Senhor.
Quando você passa por dificuldades e problemas, talvez seja tentado a duvidar da bondade de Deus por não entender a razão de sofrer uma doença, perder o seu emprego ou enfrentar problemas na família. A única solução é colocar tudo nas mãos de Deus, que "age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam" (Rm 8.28a). Entregue tudo a ele e então você o conhecerá melhor!

Com Deus no controle da vida, as dificuldades ajudam a crescer espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário