quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Falar demais

Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento.
(1Tm 6.20b)

Leitura Bíblica
(Provérbios 20.18-20)

A expressão "falar pelos cotovelos" significa falar demais provavelmente surgiu do costume que as pessoas muito falantes têm de tocar interlocutor com o cotovelo a fim de chamar mais atenção.
Quem fala demais acaba se tornando desinteressante e precisa cutucar as pessoas para ser ouvido. Será que Deus não criou o homem com dois ouvidos e apenas uma boca para que estivéssemos sempre prontos para ouvir, só falando quando necessário?
No texto de hoje aprendemos que é preciso evitar quem fala demais.
Quem exagera no falar tem a tendência a não guardar segredos, dizer tudo que pensa e emitir julgamentos a partir do que acredita ser verdade. Pessoas assim costumam falar da vida alheia: sobre os problemas, a vida amorosa e as brigas dos outros, e pensam saber tudo o que se passa ao seu redor. É preciso evitar essas pessoas - na próxima conversa elas falarão mal daqueles que a ouviram.
Além das fofocas, falar demais pode se evidenciar pela busca constante de controvérsias. Muitos acreditam que ser polêmico é mostrar inteligência e se envolvem em discussões tolas sobre assuntos inúteis. No versículo em destaque, Paulo aconselha Timóteo a evitar este tipo de conversa. Nossa fala deveria gerar conciliação! As pessoas também falam demais quando estão iradas. Dizem qualquer coisa ( até aquilo que nem pensam realmente) de forma agressiva e aumentam o problema. Nestes casos é preciso ter calma e falar somente quando as emoções estiverem controladas. Além de evitar quem falar demais, temos de ter cuidado no falar. Nossas palavras devem ser ditas com sabedoria e amor, visando aconselhar e encorajar os outros. É preciso ouvir antes de falar e aguardar até que o outro conclua seu pensamento. Faça isso se não quiser se tornar uma pessoa a ser evitada por falar demais.

Evite quem fala demais; evite falar muito.

3 comentários:

  1. Boa tarde Mara!
    Parabéns pelo post, pois é a mais pura verdade.
    Muitos de nós, precisamos falar menos e fazer mais. Deus quer um mundo de amor, de paz e de solidariedade. Temos muitas pessoas murmurando de políticos, família, amigos, enfim... Descontentes com tudo, mas, acredito se olharmos para dentro de nós e perceber onde estamos errando e mudar a atitude, o mundo será bem melhor.
    Amém.
    Deus te abençoe.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mara, a Paz do Senhor Jesus.
    Parabéns pela mensagem, eu realemnte estou precisando aprender a ouvir mais.
    Finalzinho do ano passado, assisti vc no programa da Márcia, e confesso que só assisti, pois vc estava lá.
    Reparei, assim como toda mulher repara nas bijus ou nas roupas de alguém, que vc estava usando um pingente do símbolo do cristianismo, e adorei.
    Onde poderia adquirir?? Achei lindo. Se for possível me informar, ficarei muito grata.
    Um beijo, e Deus te proteja.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mara, tá muito lindo o blog!!
    Que Deus continue te abençoado!!!

    ResponderExcluir